​6ª Conferência Municipal da Cidade discute propostas para Mogi Guaçu

  • 09/06/2024
  • 0 Comentário(s)

​6ª Conferência Municipal da Cidade discute propostas para Mogi Guaçu
A Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU), realizou na quinta-feira, 6 de junho, a 6ª Conferência Municipal da Cidade. Com o tema Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, o evento aconteceu no Teatro Tupec do Centro Cultural, no Jardim Camargo.
A Conferência contou com a presença do prefeito Rodrigo Falsetti, do vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel e do secretário da SPDU, Eduardo Manfrin Schimidt. Também compareceram o representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP), Rodrigo Bucci Zorzetto, os vereadores Natalino Tony Silva e Adriano da Guarda, o Adriano Batatinha, além de autoridades, secretários municipais e público.
Rodrigo Falsetti destacou a importância da 6ª Conferência Municipal da Cidade, pois trata-se de um movimento para discutir coletivamente sobre temas para o desenvolvimento ordenado, justo e sustentável de Mogi Guaçu. “A partir de agora, começaremos a construir de mãos juntas as diferentes ideias, o futuro que desejamos para a nossa cidade. Por isso, temos trabalhado para enfrentar os diversos desafios característicos de municípios que cresceram rapidamente sem que tivessem, infelizmente, uma retaguarda pronta e eficiente por parte do Poder Público”, falou.
O chefe do Executivo lembrou que a última conferência na cidade foi realizada em 2013 e aproveitou para lembrar as melhorias de mobilidade e infraestrutura urbana que Mogi Guaçu recebeu nos últimos três anos e meio de sua gestão, como, por exemplo, a recuperação da malha viária de 150 ruas e avenidas, assim como as novas infraestrutura em quase 20 vias do município, assim como a regularização dos núcleos de moradias irregulares com apoio do Estado de São Paulo, em especial, à recente regularização dos lotes da Vila Esperança, em Martinho Prado.
“Além disso, colocamos em prática obras relevantes de mobilidade urbana, como a duplicação, a entrega da nova ponte e o prolongamento da Avenida Brasil e a entrega do primeiro sistema de monitoramento por câmeras de Mogi Guaçu. Esses eram projetos que pertenciam somente no discurso, mas que, ganharam vida em nosso governo”, falou.
O prefeito ressaltou ainda a entrega da primeira creche para os moradores da região do Jardim Guaçu Mirim, obra que ficou parada por mais de 10 anos, e que, agora, está pronta e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ypês, uma das obras inacabadas mais antigas do Estado de São Paulo, que teve o primeiro módulo finalizado no final do ano passado e já se encontra em pleno funcionamento. “Essa Conferência trata sobre isso. Do debate para solucionar as áreas de habitação, mobilidade, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade e de uma cidade que seja ativa em seus serviços, sendo cada vez melhor para o cidadão”, disse.
Conferência
A 6ª Conferência Municipal da Cidade teve o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O evento teve palestras e debates de questões fundamentais do desenvolvimento urbano divididos em cinco Eixos Temáticos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; e Governança e Participação Social.
Durante o encontro, três palestras foram ministradas, sendo a primeira Sobre Habitação e Urbanismo + Cidades Inteligentes, com Wilson Levy e Carlos Leite. Depois, o tema apresentado foi Sobre Infraestrutura, com o engenheiro civil Abner Rodrigo Toledo Maria. E por último, a palestra Sobre Gestão de Riscos e Desastres: Uma Governança Estratégia Necessária dentro da Gestão Municipal e Regional, com o geólogo Ronaldo Malheiros Figueira.
Neste dia, também, foi feita a eleição dos Delegados e Delegadas que representarão Mogi Guaçu na Conferência Estadual. Foram eleitos 13 delegados e seus suplentes, conforme lista abaixo.
Poder Executivo Municipal (seis vagas)
1) Carlos Alberto Benedito Júnior
Secretaria de Obras e Mobilidade
Suplente
Eder Rafael de Castro Morgon
Secretaria de Obras e Mobilidade
2) Elzio Romualdo
Secretaria de Segurança Pública
Suplente
Carmelito Osorio Silveira
Secretaria de Segurança Pública
3) Josimar Araujo Borges Cerqueira
Secretaria de Tecnologia e Inovação
Suplente
Lara Marangoni Arraes
Secretaria de Assuntos Jurídicos
4) Eduardo Manfrin Schimidt
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano
Suplente
Marcos Roberto Firmino Junior
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano
5) Ruben Coimbra Novaes
Gabinete do Prefeito
Suplente
Gabriel Revelim de Souza
Secretaria de Saúde
6) Thalita Alves Silva Ribeiro
Secretaria de Assistência Social
Suplente
Tamara Cristina Coloço Francisco Lopes
Secretaria do Esporte e Lazer
Movimentos Sociais e Populares (três vagas)
1) Ana Elizabete Filomeno
ACAG (Associação Cultural Afro Guaçuana)
Suplente
Wilmara Santos
ACAG (Associação Cultural Afro Guaçuana)
2) Adriano Aparecido da Mata
CONSEG (Conselho de Segurança Estadual
Suplente
Ana Flávia Camargo Barbosa Chiorato
CONSEG (Conselho de Segurança Estadual)
3) Fernanda Marques Lima Vendramini
ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu)
Suplente
Adenilson Júnior dos Reis
ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu)
Entidades de Trabalhadores (uma vaga)
Solange Aparecida de Castro Silva
SECMG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Mogi Guaçu)
Suplente
Erika Cristiane Delalibera Lopes
SECMG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Mogi Guaçu)
Entidades Empresariais (uma vaga)
André Passos Bueno
Empresário
Suplente
Moacyr Herbert Cussolim
Empresário
Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa (uma vaga)
Luciene Bonelli Pasqua
OAB Mogi Guaçu
Suplente
Mario Roberto Adorno Filho
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi Guaçu
Organizações não Governamentais (uma vaga)
Tainá Ângela Vedovello Bimbati
Instituto de Fomento à Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Ambiental (AMBIENTA)
Suplente
Maria Beatriz Vedovello Bimbati
Associação Cooper 3RS

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes