Polícia Federal realiza operação no Guaçu
- 16/10/2024
- 0 Comentário(s)
Em Mogi Guaçu, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Papyrus com apoio do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) da Polícia Militar, que visa investigar crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A ação aconteceu simultaneamente na cidade de Santos.
No cumprimento de ordem judicial, a PF apreendeu R$ 74.900,00 em dinheiro em um imóvel no Jardim Boa Vista, município guaçuano e, ao mesmo tempo, outra equipe prendeu o alvo da operação, na Baixada Santista, ligado aos crimes.
A "Papyrus" teve início em junho de 2024, após apreensão de 270 kg de cocaína no Porto de Santos. A investigação apurou que os alvos da operação atuaram de forma associada para que ocorresse inserção da cocaína em contêineres destinados ao exterior, especialmente para a França.
A atuação criminosa acontecia com a retirada indevida dos cofres de carga do local onde estavam armazenados, no pátio da empresa transportadora, em Cubatão, para serem levados até o pátio de um terminal retroportuário em Guarujá/SP, onde ocorria a abertura das portas dos contêineres para colocação da droga em meio à carga de papel destinado à exportação.
Além da apreensão feita em Santos, foi apurado no decorrer da investigação que o grupo criminoso pode ter atuado na contaminação de outros quatro contêineres, nos quais ocorreu apreensão de drogas no exterior. Com relação a estas ocorrências, estão em andamento medidas de cooperação policial internacional para obter informações com autoridades do local das apreensões.
Somadas, as apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, pro meio do modus operandi citado, chegam a aproximadamente 1.300 kg. A operação Papyrus visa cumprir 12 mandados de busca e apreensão cinco mandados de prisão preventiva, decretados pela 5ª Vara Federal de Santos em desfavor de investigados funcionários de empresas da logística portuária.
Com informações da Polícia Federal.